Reforma de máquina mostra sintonia entre Sotreq e Grupo MBL

Edição: 
Nº 52

Reforma de máquina mostra sintonia entre Sotreq e Grupo MBL

PMP foi aliado na identificação de itens para troca e revisão em pá carregadeira

 

Parceiros há mais de 30 anos, a Sotreq e o Grupo MBL acabam de concluir mais um negócio, que deu vida nova à Carregadeira Cat® 966H. O sistema de transmissão do equipamento foi reformado, entre outras intervenções, proporcionando mais qualidade e longevidade à máquina.

“Houve uma necessidade de avaliarmos melhor o componente devido à sua longa vida de trabalho. Fomos juntando avaliações, dentre elas a análise SOS de fluidos e a mão de obra especializada da Sotreq. Nisso, chegamos a um consenso de remover o componente, que já estava com 23 mil horas”, afirma Rafael Martins, representante de suporte ao produto da Sotreq.

Rafael ressalta que foi realizada uma reforma geral da transmissão e trocadas apenas peças com desgastes naturais, ou seja, não houve necessidade da troca de peças com custos altos. “A garantia da Sotreq se estende por um ano, tanto de peças quanto de mão de obra”, ressalta Rafael.

 

PMP e mão de obra especializada

O Programa de Manutenção Preventiva (PMP) do cliente foi um grande aliado para se chegar à reforma da 966H. “Detectamos a necessidade da reforma do componente através dos resultados das análises de óleo, com o nível de desgastes mostrado nos resultados. Nosso operador do equipamento começou a sentir alteração mecânica, como trancos na mudança de marcha. Por este motivo decidimos intervir no componente”, afirma Allyson Alvarenga, gerente de manutenção do Grupo MBL.

 

O representante da Sotreq reafirma esse compromisso com a qualidade na hora da reforma. “Foram utilizadas apenas peças originais. Falando desse mesmo equipamento, podemos afirmar que o motor diesel do mesmo é original ainda, ou seja, nunca foi reformado”, lembra Rafael. 

 

Frota monitorada

Hoje, a frota do Grupo MBL conta com dez equipamentos Cat. São duas pás carregadeiras 966L, duas 966H, uma motoniveladora 140 K, quatro escavadeiras (duas 324, uma 336 e uma 330D), além de uma carregadeira 938. Todas as máquinas são acompanhadas com atenção, para evitar problemas.

 

“Nós temos o controle de nossa frota todo monitorado, através de programa com geração de histórico de manutenção total do equipamento, análise de óleo para monitorarmos as tendências. Todos os componentes são monitorados através de análises, com a troca de óleos nos períodos corretos, e só usamos elementos filtrantes de alta eficiência originais Cat”, afirma Alysson.

 

Para uma máquina como a 966H, todo esse cuidado é fundamental para que ela mantenha a eficiência e produtividade. No Grupo MBL, o equipamento é usado no carregamento, tanto na expedição de materiais como na mina. A grupo atua no ramo de mineração de Gnaisse (produção de brita, areia industrial) e possui uma fábrica de pré-moldados (Prenova) e usina de asfalto e minério de ferro.

 

Satisfação total 

Com o cuidado da empresa com sua frota de um lado e a dedicação da Sotreq no atendimento do outro, a parceria promete perdurar por muito tempo ainda. “Satisfação total”, avalia o gerente de manutenção do Grupo MBL.

“O grupo MBL vem sendo um exemplo de parceiro, em que o cliente entende a Sotreq e nós entendemos a MBL de forma séria, honesta e com muita dedicação”, finaliza Rafael.

 

PRODUTOS E SERVIÇOS