Trator fabricado em 1930 é relíquia em filial Sotreq no interior paulista

Trator fabricado em 1930 é relíquia em filial Sotreq no interior paulista

Showroom da Unidade de Sumaré abriga Trator de Esteiras Cat® Ten. Produzida nos Estados Unidos há 89 anos, máquina se destaca ao lado dos tecnológicos modelos atuais

 

A Caterpillar chegou ao Brasil em 1926. Com filiais em Recife, São Paulo e Rio de Janeiro, a International Machinery Company (IMC) tornou-se o primeiro revendedor autorizado Cat® no país. Quinze anos depois, em 1941, nascia a Sociedade de Tratores e Equipamentos Ltda, que em seguida passou a se chamar Sotreq. Desde então, a empresa se transformou no maior revendedor de máquinas e soluções Cat® para o mercado brasileiro. 

 

Completando 78 anos de atividade em 2019, a Sotreq tem filiais em 23 dos 26 estados do Brasil, além do Distrito Federal. Na unidade de Sumaré, interior de São Paulo, uma peça ajuda a preservar a histórica parceria entre a Sotreq e a Caterpillar. Trata-se de um trator de esteiras. Com 89 anos desde sua fabricação, mantém viva a cor amarela, característica marcante dos produtos Cat, e permanece em exibição no showroom da empresa, onde divide espaço com suas irmãs mais novas, maiores e mais tecnológicas.

 

O equipamento em exibição na unidade Sotreq de Sumaré é um Trator de Esteiras Cat Ten, fabricado em Peoria, Illinois, nos Estados Unidos, no ano de 1930. Esse modelo foi produzido pela primeira vez em 1928, contando com um motor a gasolina de quatro cilindros, com 10 cavalos de tração e 14 cavalos de potência. Pesa perto de duas toneladas e era popular no mercado da época, especialmente entre pequenos produtores rurais, em função da facilidade de manobrar com agilidade entre os pomares.

 

O Trator de Esteiras Cat Ten faz parte dos lotes das primeiras máquinas que chegaram ao Brasil, importadas diretamente da matriz da Caterpillar, nos Estados Unidos. A situação começou a mudar a partir de 1954, data da fundação da Caterpillar Brasil S. A. - Máquinas e Peças, subsidiária integral da Caterpillar, que ampliou a parceria com a Sotreq ao longo das décadas. Um fato curioso é que o Brasil foi o segundo país a produzir equipamentos e peças Cat fora dos EUA. O primeiro foi a Inglaterra, em 1950.

 

Com presença cada vez maior no mercado e sendo comercializadas pela Sotreq, as máquinas Cat ajudaram a construir parte da infraestrutura que sustenta o Brasil. Um exemplo dessa atuação inicial é o Complexo Hidrelétrico Urubupungá, a partir de 1961. Concluído em 1970, é formado pelas usinas de Jupiá, Ilha Solteira e Três Irmãos, operando com potência total de 4,6 milhões de quilowatts e exercendo influência em uma área que se estende pelos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás.

 

Com o passar dos anos, a relação de confiança entre a Sotreq e os produtos Cat com os clientes brasileiros só fez crescer. Atualmente, a maior revendedora de máquinas e soluções Cat do país conta com mais de 50 filiais nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, atuando nos mercados de Construção, Mineração, Energia e Petróleo & Marítimo, oferecendo soluções tecnológicas, duráveis e eficientes.

 

Comentar