Tecnologia comercializada pela SITECH recebe prêmio Proteção Brasil

Tecnologia comercializada pela SITECH recebe prêmio Proteção Brasil

AccuGrade® GPS leva precisão ao nivelamento de solo, com mais segurança

  

Uma tecnologia da Trimble para nivelamento de solo, comercializada pela SITECH, foi destaque do Prêmio Proteção Brasil 2019. A Anglo American e a Construtora Barbosa Mello, parceiras no uso do AccuGrade® GPS, conquistaram a prata na categoria Segurança de Máquinas e Equipamentos. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 8 de agosto em São Paulo, durante o 2º Congresso Brasileiro de Saúde e Segurança no Trabalho.

 

O Proteção Brasil é uma das mais importantes iniciativas do país de reconhecimento aos que se dedicam à segurança no trabalho. Três empresas/parcerias disputaram ouro, prata e bronze na categoria, com o slogan “Tecnologia contribuindo para segregação homem-máquina nas atividades de terraplenagem”. Ao todo, foram avaliados 194 cases e os jurados escolheram os melhores, em 13 diferentes categorias. 

 

Orgulho e parceria 
“Como fabricantes, estamos orgulhosíssimos de ter fornecido a tecnologia para quem faz bom uso dela”, disse Franco Brazílio Ramos, gerente comercial da Trimble. Maurício Cruz, gerente de segurança do trabalho da Anglo American, também destaca a importância do prêmio: “Um aspecto a ressaltar nesta premiação é o trabalho conjunto, esta parceria das empresas, com uma tecnologia diferenciada para prevenção de acidente”, lembrou. 

 

“Quando recebemos uma premiação de uma boa prática implantada na indústria mineira, isso nos deixa muito feliz. Não só por todo reconhecimento da premiação, mas principalmente em saber que essa prática desenvolvida no interior de Minas Gerais tem repercussão nacional, para que outras empresas possam conhecer e, quem sabe, ajudá-las na busca pela cultura de segurança”, afirma Diego Ribeiro Martins, coordenador de saúde e qualidade de vida do trabalhador do Sistema FIEMG/Sesi. 

 

Resultado expressivo 
“Adotamos a tecnologia AccuGrade® desde 2012 em projetos de diferentes setores da construção pesada, o que nos permitiu diminuir drasticamente a exposição de trabalhadores ao risco da frente de serviço, além de minimizar a interferência homem-máquina e a probabilidade de falhas humanas. Para nós, o prêmio é um reconhecimento desse resultado expressivo”, avalia Geraldo Guimarães Tanure, gerente de Qualidade, Meio Ambiente e Segurança Ocupacional da Construtora Barbosa Mello. 

 

Para Michel Plínio, consultor de vendas da SITECH, a contemplação com o Proteção Brasil mostra a consolidação no mercado das empresas envolvidas. “O prêmio é de grande importância para todos, com relação ao reconhecimento do trabalho desempenhado. Mostra a importância cada vez maior do uso de tecnologias nas atividades de terraplenagem, tanto na segurança das pessoas quanto na certeza de que todo o planejamento está sendo bem executado”, afirma Michel. 

 

Custo e segurança 
O AccuGrade GPS reduz as dificuldades do trabalho e ajuda os operadores a trabalhar de acordo com os planos do projeto, proporcionando precisão nos cortes e aterros e reduzindo o custo dos materiais. No quesito segurança, a tecnologia retira do local de trabalho os estaqueadores e verificadores de gradiente, afastando-os de equipamentos pesados. Além disso, a trava de segurança mantém a lâmina da máquina devidamente travada quando o sistema está inativo. 

 

Comentar