SotreqLink usa tecnologia e Inteligência Artificial para garantir eficiência das máquinas Cat®

SotreqLink usa tecnologia e Inteligência Artificial para garantir eficiência das máquinas Cat®

Equipamento desenvolvido pela maior revendedora Caterpillar do Brasil permite monitoramento à distância e em tempo real pelo celular, tablet e computador

 

Existem duas maneiras de reduzir uma máquina que pesa toneladas ao ponto de caber na palma da mão: com um truque de ilusionismo ou com a aplicação de tecnologia. Na Sotreq, a mágica é desenvolver sistemas capazes de monitorar máquinas de pequeno, médio e grande porte à distância e em tempo real pelo celular, tablet e computador. Trata-se do SotreqLink, uma ferramenta digital de vanguarda – utilizando, inclusive, Inteligência Artificial – que reúne ampla gama de serviços para facilitar a análise e gestão do equipamento, potencializando os resultados da obra.

 

O SotreqLink adota o conceito de interação inteligente, no qual é possível um completo monitoramento de equipamentos Cat® e também de outras marcas. Entre os dados aos quais os proprietários das máquinas podem ter acesso em tempo real estão horas trabalhadas, horímetro, localização, consumo de combustível e códigos de falha. Também existem funções exclusivas, como análise de fluidos, serviços fi­nanceiros e gestão de produtividade. O acesso às informações pode ser feito pelo site www.sotreqlink.com.br.

 

Tudo começou há quatro anos, com o investimento em evolução digital, como lembra o CEO da Sotreq, Carl Orberg. “Somos o maior revendedor Caterpillar do Brasil. Nosso modelo de negócio é aumentar a produtividade dos equipamentos que vendemos. Nesse sentido, peças, serviços e manutenção são importantes. Para melhorar nossos processos, criamos uma área chamada Soluções Digitais, cujo objetivo é interagir com o process owner. E estamos obtendo sucesso nesse processo de interação, com soluções rápidas por meio da tecnologia”, explica.

 

 A tecnologia embarcada nas máquinas Cat® comercializadas pela Sotreq permite captar dados e enviá-los por meio de sinal de satélite ou celular. Essas informações são catalogadas, indexadas e analisadas para a composição de algoritmos que garantirão agilidade de processamento, tomada de decisões certas e solução de problemas. Esse procedimento é imprescindível para o uso de Inteligência Artificial. “O SotreqLink é um processo que começou com um target bastante simples: facilitar a vida do técnico de campo, dando velocidade na interação com a Sotreq e a Caterpillar. Nós queríamos que a I.A. realmente estivesse a serviço das pessoas e queríamos eliminar o retrabalho e erros de processo. Esse foi o objetivo inicial”, conta Carl Orberg.

 

“Antes do SotreqLink, nossos técnicos iam conhecer os equipamentos com tablets ou computadores. Os mecânicos de campo faziam download das informações, em processos manuais, com capacidade limitada de processar dados. Nosso tempo de resposta para atividades do campo era muito limitado e, consequentemente, aproveitávamos pouco as oportunidades que haviam no mercado em relação às operações junto com os clientes. Hoje é diferente. Conseguimos gerar informações estruturadas através da transformação de dados utilizando e automatizando processos e integrando ao sistema SAP”, explica o CEO.

 

Com o tempo e o desenvolvimento, foram criadas mais áreas de aplicação. No Portal do Cliente, é possível observar tudo relacionado aos equipamentos adquiridos e em uso, como monitorar o local onde as máquinas estão, analisar o consumo de combustível, checando se está sendo alto ou baixo. Além de interagir com a Sotreq, acessando todos os relatórios de assistência técnica, informações financeiras e eventuais alertas com recomendações no caso de algum problema ser detectado no equipamento. “Com essa tecnologia, que inclui o Módulo de Análise Interna e de Óleos, conseguimos antecipar uma possível falha. Ou seja, podemos saber como está a saúde do equipamento”, atesta Orberg.

 

A Inteligência Artificial entra em ação no sistema de Análise Preditiva, no qual são montadas todas as regras para agilizar as soluções para os equipamentos. A automação dos processos permite a previsão de problemas que podem aparecer nos equipamentos. A ideia é oferecer rapidez nas decisões no campo e poder executar as ações de forma rápida. “Temos hoje mais de 1.600 técnicos de campo que precisam de soluções eficientes e confiáveis. E isso é o SotreqLink”, comenta Orberg, lembrando que o sistema também reduz o tempo de faturamento da nota, o que fez a emissão de ordens de serviço crescer uma média de 25% por técnico.

 

O SotreqLink também tem uma ferramenta interna. É o Leads Comercial Management, módulo com todas as informações para gerenciar as oportunidades de negócios que surgem pela base de dados, tanto junto ao cliente como no equipamento. “Nós integramos o monitoramento dos equipamentos e as transações de vendas. Com isso, podemos fazer toda a gestão e saber se o nosso pessoal está atendendo bem e fechando os leads. Isso oferece dinâmica e agilidade que vamos sentir diferença lá na frente, mas que já se comprova um bom investimento nessa tecnologia. Fato é que o SotreqLink nunca vai deixar de ser desenvolvido e evoluir, assim como a Sotreq”, completa.

 

CONHEÇA OS 3 PACOTES DA SOTREQ PARA DIFERENTES NEGÓCIOS:

 

SOTREQLINK LITE

Permite acesso remoto gratuito ao equipamento

Acesse gratuitamente o SotreqLink e VisionLink por 6 meses;

Obtenha diversos treinamentos online gratuitos.

 

SOTREQLINK CLASSIC

Uso da tecnologia Cat® para explorar as informações eletrônicas de sua frota, seja ela Cat® ou não

Acesse gratuitamente o SotreqLink e VisionLink;

Compatível com máquinas tanto da Cat® quanto de outras marcas

Receba a relatórios mensais da gestão de sua frota;

Programa S.O.S (degustação).

 

SOTREQLINK PLUS

Equipe especializada em suporte à tecnologia e emissão de diagnósticos

 

Todos os serviços do SotreqLink Classic inclusos

Acesse Módulos de Gestão de Produtividade e Manutenção Preditiva

Programa S.O.S

Recursos Plus: Telemetria, Cat® Inspector, Inspeção mobile, relatórios com recomendações e de desempenho personalizados

Comentar