Sotreq investe em capacitação EAD

Edição: 
Nº 56

Sotreq investe em capacitação EAD

Empresa oferece cursos técnicos em seu site e impacta de forma altamente positiva o mercado em tempos de distanciamento social. Ao longo de 2021, a previsão é de inclusão de mais recursos tecnológicos, como realidade aumentada e gamificação

 

O ensino a distância no Brasil está regulamentado há 14 anos e tem apresentado uma constante curva de crescimento. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número de alunos em cursos superiores a distância aumentou 4,7 vezes em dez anos. Saltou de cerca de 330 mil estudantes em 2009 para mais de 1 milhão e meio em 2019, um crescimento de 378,9%. Já o Censo EAD.BR, realizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), aponta que o ensino superior a distância atualmente corresponde a 26% do número total de alunos no Brasil.

 

O crescimento dos números gerais de EAD no ensino superior nacional também se reflete no ambiente corporativo. Na Sotreq, o e-learning é mais que uma tendência. É uma realidade consolidada. Segundo Alecsson Lima, coordenador da área de Treinamento Técnico Corporativo, a plataforma utilizada pela empresa conta com mais de 300 módulos de treinamentos com conteúdo técnico. Já o total de usuários ativos é de mais de 4.000.

 

Pelo site https://sotreq.com.br/pt-br/servicos/treinamento-tecnico são ofertados cursos e treinamentos on-line, presenciais e mistos, com aulas no ambiente físico e no digital. “Usamos todas as ferramentas e técnicas para o desenvolvimento do ensino a distância. Além dos cursos, ou seja, do autotreinamento, também montamos salas de aula e treinamento virtuais utilizando aplicativos como o Microsoft Teams, webinars, entre outras ações para conteúdo assistido”, explica Alecsson Lima.

 

Segundo o coordenador da área de Treinamento Corporativo, os desafios são manter a qualidade e a quantidade de entrega de cursos e treinamentos, agregando recursos e tecnologia a fim de melhorar a curva de aprendizado. “Quanto mais a pessoa está on-line e usufruindo dos cursos, mais interessante e cativante tem que ser o treino. O desafio é transferir conhecimento de forma assertiva e atrativa, para não cair em uma rotina e a aula se tornar repetitiva e chata. Para isso, é preciso usar todos os recursos multimídia, transcrição de texto, inclusão de áudio, muita navegação e captura de tela. Tudo para acelerar a dinâmica. Para um futuro próximo, vamos incluir gamificação e realidade aumentada, a fim de aumentar o engajamento”, revela.

 

O sistema com treinos virtuais é, mais do que nunca, essencial. Não somente pela necessidade de restrições para o convívio em função da pandemia, mas por questões práticas geradas pela rotina de trabalho, como pouco tempo disponível para conciliar agendas na formação de grupos e dificuldades de deslocamento. “O EAD já vinha sendo importante devido a problemas de disponibilidade dos colaboradores. Mecânicos, por exemplo, estão muitas vezes em campo, e o ambiente virtual permite acesso de qualquer lugar e a oportunidade de estudar em qualquer período livre. Essa experiência da Sotreq de adaptar a dinâmica para transferência de conhecimento presencial para remota tem sido um diferencial para seguirmos produzindo em quantidade e com qualidade tanto para técnicos da nossa empresa e de parceiros de negócios, como para entusiastas com interesse em aprimorar conhecimentos”, finaliza Alecsson Lima.

 

CONHEÇA O TOP 10 CURSOS NO SITE DA SOTREQ

1 - S.O.S Service - Procedimento de Coleta de Amostras

2 - Medição de Componentes e Circuitos Elétricos

3 - Segurança nos Equipamentos Cat®

4 - Motores Eletrônicos Cat

5 - Retroescavadeira Cat 416E - Técnicas de Operação

6 - Multímetro Digital ou Similar

7 - Motores Básicos Cat

8 - Motoniveladora Cat 120K - Técnicas de Operação

9 - Escavadeira Cat 320D - Técnicas de Operação

10- Carregadeiras Cat 924K/930K/938K - Técnicas de Operação

 

PRODUTOS E SERVIÇOS