Sotreq garante energia para a avicultura brasileira

Edição: 
Nº 51

Sotreq garante energia para a avicultura brasileira

Maior provedora Cat® de soluções em geração de energia do país oferece variedade de grupos geradores que atendem a todos os tamanhos de granjas

 

A avicultura é um dos ramos mais relevante do agronegócio no Brasil. Dentro desse segmento, a produção nacional de frango de corte e ovos tem se destacado nas últimas décadas, gerando destaque no ranking mundial. Atualmente, o país é o maior exportador e o terceiro maior produtor de carne de frango.

Em 2020, a produção brasileira de carne de frango deverá bater na casa de 14 milhões de toneladas, um aumento de 5% em relação ao ano passado, enquanto a previsão para as exportações é de crescimento de cerca de 2% (4,3 milhões de toneladas contra as 4,214 de 2019), mesmo diante do cenário de pandemia. As informações são da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal).

Para manter a estrutura e garantir a produção do setor aviário brasileiro é preciso garantir o fornecimento de energia elétrica. As aves são sensíveis à temperatura ambiente e à incidência de luz. Nas granjas, a produtividade e, consequentemente, a lucratividade, está diretamente ligada ao controle desses dois fatores por meio de mecanismos eletrônicos.

O controle de temperatura e luminosidade afeta não somente a produção de ovos, por exemplo, totalmente relacionada com a incidência de luz, mas também a sobrevivência das aves. Não são incomuns os casos de produtores que amargaram enormes prejuízos com a morte de frangos pelo aumento da temperatura na granja em função da queda de energia.

Nesse sentido, os grupos geradores ganham relevância total para os proprietários de granjas, que não podem abrir mão desse equipamento. Isso porque a energia elétrica colabora com a lucratividade da produção ao mesmo tempo em que diminui a mortalidade de pintinhos e frangos na fase adulta. Esse fator também gera maior confiança por parte dos frigoríficos quanto à qualidade e fornecimento do produto.

A falta de energia pode ocorrer no meio rural por inúmeros fatores oriundos da rede de distribuição das concessionárias de energia sujeitas a forças da natureza, tais como ventos, raios, galhos de árvores que caem sobre as redes, entre outros. Diante disso, o produtor deve estar prevenido em caso de possíveis interrupções, contando com geradores elétricos de qualidade e confiança comprovados pelo mercado. A Sotreq, maior provedora Cat® de soluções em geração de energia do Brasil, oferece uma completa gama de grupos geradores, nas diversas potências e de acordo com a necessidade do cliente, sejam, eles carenados (para instalação “ao tempo”) como abertos (para instalação em local abrigado).

Para o setor aviário, conta com as linhas DE e GEP de grupos geradores diesel, com potência a partir de 50kVA, prontos para atender todos os perfis de granjas do Brasil. Todos são construídos segundo padrões de qualidade mundial, para proporcionar alta eficiência, baixo consumo de combustível e conformidade com as normas de emissões globais, com tamanho, potencial e preço para todos os setores e tamanhos de negócio, incluindo o segmento de granjas.

"A linha de grupos geradores Cat® possui potências variadas para atender a todos os perfis de granjas do Brasil. Eles irão assegurar a energia confiável para a devida climatização dos ambientes das granjas, fundamental para preservar a vida e o bem-estar dos animais, mantendo, assim, sua produtividade. Em uma época que não é mais possível se pensar em perdas ou queda de produção, o empreendedor deve ter em mente que toda sua lucratividade pode ser perdida em um único dia. Assim, é necessário que ele pense na garantia de fornecimento de energia elétrica para o seu negócio, independente de condições climáticas, aumento de demanda, queda de nível de reservatórios ou outras implicações que podem acarretar sua falta. Para isso, ele pode contar com todo o know how da Sotreq na solução e fornecimento de grupos geradores e outros componentes que assegurarão a energia elétrica com confiabilidade e segurança", garante Carlos Pereira, coordenador de vendas no segmento de Energia/Retail da Sotreq.

 

ENERGIA