SITECH apresenta ferramenta que garante escavação mais produtiva e assertiva

SITECH apresenta ferramenta que garante escavação mais produtiva e assertiva

Trimble Earthworks aumenta em 25% sua produtividade e pode vir instalado de fábrica ou ser acrescentado em modelos antigos

 

A SITECH, empresa do Grupo Sotreq especializada na distribuição mundial de produtos de tecnologia, acaba de apresentar no Brasil o Trimble Earthworks, ferramenta acoplada nas Escavadeiras que, por meio de posicionamento GPS, guia a escavação de forma mais precisa, garantindo com que seja realizada conforme o projeto em 3D.

 

A novidade, desenvolvida pela Trimble, companhia norte-americana produtora e detentora das patentes de produtos de alta tecnologia para máquinas, permite realizar uma operação mais rápida, aumentando em 25% sua produtividade, além de garantir economia de tempo e combustível. “O Trimble Earthworks pode vir instalado de fábrica ou ser acrescentado em modelos antigos e até de diferentes marcas”, afirma Marx Gutierrez, Gerente de Negócios da SITECH.

 

Outro benefício: a ferramenta evita que pessoas responsáveis pela medição da escavação fiquem próximas do local, já que o sistema calcula a profundidade e inclinação corretas, informando quando é alcançada. Com isso, reduz o retrabalho e aumenta a segurança dos profissionais envolvidos na obra.

 

Instalação de cinco dias

O Trimble Earthworks é instalado dentro da cabine, onde o operador pode realizar a operação por meio de um tablet – o que deixa a escavadeira semiautônoma. “Isso diminui a ineficiência e reduz problemas de precisão durante qualquer trabalho de escavação”, completa Gutierrez.

 

Além disso, as máquinas recebem sensores que captam sua movimentação, e duas antenas GPS, colocadas na parte traseira, e ainda uma estação base GPS que pode ser conectada via sinal de rádio UHF ou de celular.

 

“Para aumentar a precisão, é necessário ter uma base receptora GPS, que é estabelecida em um ponto pré-determinado e o rádio faz a transmissão dos dados para o equipamento”, informa. A instalação é feita pelos profissionais da SITECH e, junto com o treinamento, leva em torno de cinco dias para ser concluída ou até que o cliente e os operadores estejam aptos para trabalhar com a ferramenta.

 

Parceria de décadas

O lançamento do Trimble Earthworks é fruto de uma parceria entre a Caterpillar e a Trimble. “A tecnologia que incorporou os desenhos 3D às máquinas de construção pesada foi desenvolvida nos anos 90, e teve maior impulso a partir da assinatura da joint-venture entre Trimble e Caterpillar em 2002. A Caterpillar continua com seu o grupo de desenvolvimento próprio, bem como Trimble, e os sistemas, inclusive os mais recentes, seguem uma mesma tendência, havendo sempre muita cooperação entre as empresas”, explica Franco Brazílio Ramos, gerente regional de contas da Trimble.

 

Esse sistema já pode ser testado na nova geração de escavadeiras da Caterpillar modelos 320 GC, 320 e 323. “Bootcamps são treinamentos práticos, técnicos e de vendas, que realizamos com frequência nos Estados Unidos aos nossos distribuidores SITECH, e recentemente realizamos no Brasil o nosso primeiro dedicado à América Latina”, declara o Gerente da Trimble.

 

“Acredito que a SITECH será o braço de suporte do sistema embarcado de fábrica nas novas Escavadeiras Cat® e, por isso, é importante que a equipe esteja integrada com a ferramenta para dar o suporte necessário aos clientes”, conclui.

Comentar