Retroescavadeira Cat® 416F2 traz versatilidade ao trabalho no campo e na construção

Retroescavadeira Cat® 416F2 traz versatilidade ao trabalho no campo e na construção

Forte na escavação e robusta no carregamento, máquina produzida pela Caterpillar e comercializada pela Sotreq garante produtividade com economia de combustível

 

A Caterpillar entrou no mercado de retroescavadeiras em 1985, com o lançamento da 416. Nesse início de década de 2020, a Retroescavadeira Cat® 416F2 segue apresentando evolução contínua da série, pois oferece versatilidade e tecnologia para ganho de produtividade com economia de combustível. Eficiente para o trabalho no campo, na construção e também em aplicações urbanas, a máquina produzida pela Caterpillar e comercializada pela Sotreq é forte na escavação e robusta no carregamento.

 

 “A retroescavadeira 416F2 é um equipamento seguro, confortável e tecnológico. Por uma questão de projeto, essas máquinas são as mais versáteis na linha de construção, com possibilidade de carregamento e escavação na mesma plataforma. Além disso, com a instalação de implementos de trabalho, a máquina pode demolir com o uso de martelo hidráulico, compactar com a placa compactadora, manusear objetos com o polegar hidráulico ou até executar as funções de uma fresadora”, explica Gustavo Furieri, engenheiro de aplicação da Sotreq, lembrando que a empresa comercializa todos esses implementos por meio do setor de peças.

 

A retroescavadeira Cat 416F2 conta com um sistema hidráulico único e um compartimento de operação inovador. “O sistema hidráulico é sensível a carga, o que permite o ajuste automático conforme a demanda do trabalho, objetivando menor consumo de combustível e maior vida útil do sistema. Já o compartimento do operador é muito ergonômico, pois conta com um amplo espaço para as pernas, ar-condicionado de alta eficiência e um conforto extremo ao operador com o banco com suspensão a ar. Parece até um carro de luxo”, compara Furieri.
 

“Além do fato de ser uma cabine muito confortável, com ajuste de volante e suspensão a ar, podemos destacar a parte de segurança e a tecnologia embarcada na retroescavadeira Cat 416F2. O equipamento vem com o opcional teclado de bloqueio. Com ele, a máquina só liga depois de inserida a senha definida pelo operador ou pelo dono do equipamento”, analisa Furieri, que completa: “Esse sistema promove mais segurança e pode até reduzir o custo da apólice de seguro”.

 

O padrão de revisão de até 500 horas é outro diferencial de mercado oferecido pela Sotreq e permite menor tempo de parada das máquinas e o consequente aumento da produção. A qualidade do atendimento e dos serviços está apoiada em mais de 40 filiais da revendedora de soluções e equipamentos produzidos pela Caterpillar no território brasileiro. A Sotreq oferece facilidade no processo de manutenção, inclusive com o PMP, o Programa de Manutenção Preventiva, sempre com peças genuínas Cat.

 

Como os demais equipamentos comercializados pela Sotreq, a Cat 416F2 conta com monitoramento remoto e acesso à plataforma SotreqLink, uma ferramenta digital de vanguarda que utiliza, inclusive, Inteligência Artificial e reúne ampla gama de serviços para facilitar a análise e gestão. Entre os dados disponíveis, dependendo do equipamento, estão horas trabalhadas, horímetro, localização, consumo de combustível e códigos de falha.

 

 

Principais características da Retroescavadeira Cat® 416F2
 

Compartimento Ergonômico do Operador – O amplo espaço para as pernas dentro da cabine simplifica a rotação do assento. O assento com suspensão a ar oferece conforto para o operador durante o deslocamento da máquina.

Desempenho de Frenagem – Os freios assistidos hidraulicamente oferecem excelente potência de frenagem, com menos esforço do operador.

Hidráulica de Detecção de Carga – A bomba de pistão de detecção de carga fornece forças de levantamento e escavação totais em qualquer rotação do motor. A bomba de fluxo variável ajusta a potência hidráulica para as demandas de trabalho.

Desempenho da Máquina – A Retroescavadeira 416F2 proporciona forças de desagregação superiores e agressividade em aplicações severas.

Versatilidade da Máquina – A ampla variedade de ferramentas de trabalho Cat torna a retroescavadeira Cat a máquina mais versátil no local de trabalho da agricultura e construção.

Engata rápido – O acoplador de trava dupla da Cat está disponível de fábrica, facilitando e agilizando as trocas de ferramentas de trabalho.

 

Comentar