Com quase dois anos, Programa de Estágio do Grupo Sotreq já formou profissionais para diferentes áreas

Com quase dois anos, Programa de Estágio do Grupo Sotreq já formou profissionais para diferentes áreas

Flávia Cardoso, da área de Ambiente Humano fala sobre o desenvolvimento do programa e a sua importância para a empresa e os participantes

 

Próximo de completar dois anos, o Programa de Estágio do Grupo Sotreq se destaca por desenvolver e formar profissionais para diferentes áreas da empresa. Lançado em 2017, o programa conta com três etapas de avaliações. Para falar mais sobre o assunto, a ELO NEWS convidou Flávia Cardoso, da área de Ambiente Humano, para um bate-papo. Confira:

 

ELO NEWS: Quando foi lançado o Programa de Estágio?

Flávia Cardoso: Nós sempre tivemos estagiários na empresa, contudo, em 2016 estruturamos um programa com etapas de acompanhamento e desenvolvimento e no começo de 2017 iniciamos os trabalhos.

 

ELO NEWS: Como foi esse início de programa?

Flávia Cardoso: Foi excelente! Iniciamos com uma turma de 79 estagiários no primeiro trimestre do ano. A turma ainda não finalizou, porque temos contratos vencendo, mas já tivemos relevantes efetivações em diferentes cargos. Além disso, estamos levando alguns dos estagiários para ingressar em programa trainee.

 

ELO NEWS: Na edição de 2018, qual o número de inscritos e quantos serão admitidos?

Flávia Cardoso: A turma de 2018 ainda está em andamento, pois o estagiário pode permanecer na empresa por até dois anos. Em maio tínhamos 47 estagiários que ingressaram em 2018, hoje já contamos com 63.

 

ELO NEWS: Conte como funcionam as etapas do Programa.

Flávia Cardoso: O Programa de Estágio é um período muito importante na vida profissional do estagiário e por isso, aqui no Programa da Sotreq, a gente tem muito forte as avaliações de acompanhamento. Ele passa três avaliações durante a sua jornada de 2 anos. Todas as avaliações são feitas pelo gestor. As duas primeiras, são para acompanhamento e alinhamento das expectativas de ambas as partes. O gestor responde o formulário de avaliação e se reúne para o feedback com o estagiário.

 

ELO NEWS: E o que acontece na terceira?

Flávia Cardoso: Na terceira e última, é igual as anteriores, mas aqui o gestor já menciona sua intenção ou não de contratação. Essa avaliação gera uma pontuação que se soma com a apresentação final feita pelo estagiário e traz o resultado do aproveitamento dele durante o programa.

 

ELO NEWS: Como engajar os candidatos a fazer parte do Programa?

Flávia Cardoso: Contamos com o apoio das áreas de Comunicação Interna e Comunicação Externa (Marketing) para promover ações de engajamento através de matérias, post nas redes sociais entre outras ações. É uma parceria muito bacana.

 

ELO NEWS: Como funciona na prática esse apoio?

Flávia Cardoso: Funciona por meio da geração de conteúdo direcionada para o público que precisamos impactar. Em nossos canais internos, são criadas matérias com ex-estagiários que hoje estão em cargos de liderança, reportagens comportamentais sobre perfil dos jovens no mercado de trabalho, por exemplo. Externamente, trabalhamos em parceria com o Marketing, que faz as divulgações através das mídias potenciais. Temos a hashtag #dicasparaestagiar, depoimentos de ex-estagiários, vídeos, dentre outros.

 

Além disso, temos ações realizadas pela área de Recrutamento e Seleção, que são muito importantes, como a realização de palestras nas universidades e a visita técnica em filiais que traz turmas de estudantes para conhecer as operações da Sotreq.

 

ELO NEWS: Qual a principal mudança feita nos últimos anos para promover o engajamento dos estagiários dentro da empresa?

 

Flávia Cardoso: A própria estruturação do programa, com uma gestão centralizada, faz com que o engajamento seja fortalecido. Estamos sempre junto com os gestores, informando sobre as etapas. Isso fortalece a cultura de que temos um programa importante para empresa. Outro ponto é o atendimento ao estagiário. Essa é uma preocupação forte, porque queremos que ele se sinta acolhido e que tenha uma ótima experiência ao longo da sua jornada.

 

ELO NEWS: Para 2019, qual mensagem você gostaria de passar aos estagiários do programa?

Flávia Cardoso: Aproveitem esta fase o máximo que puderem, pois ela é muito importante para o crescimento profissional. Façam perguntas, deem sugestões, sejam comprometidos, participem de novas experiências e sejam curiosos. Nosso programa está apto a dar todo o suporte que vocês precisarem.

 

Estamos com vagas disponíveis para o Programa de Estágio, para mais informações e inscrição, acesse aqui.

 

Assista ao vídeo sobre o Programa de Estágio do Grupo Sotreq:

 

Comentar