Perfuratriz Roto-percussiva Cat® MD6310 agora no Brasil

Edição: 
Nº 52

Perfuratriz Roto-percussiva Cat® MD6310 agora no Brasil

Sotreq entrega duas máquinas de alta tecnologia para a mineração que entraram em atividade no segundo semestre de 2020 em uma das maiores mineradoras do Brasil e do mundo

 

A perfuratriz roto-percussiva Cat® MD6310 agrega tecnologia, eficiência, precisão e produtividade ao setor de mineração internacional. No segundo semestre de 2020, o Brasil passou a integrar a lista de países que contam com esse equipamento produzido pela Caterpillar nos Estados Unidos. Isso porque a Sotreq entregou duas máquinas para uma das maiores mineradoras do país e do mundo.

 

A MD6310 é controlada por meio de sistemas eletrônicos Cat, que oferecem soluções de problemas avançados para uma operação de perfuração eficiente e com automação escalonável. Os recursos e intertravamentos integrados de proteção ajudam a manter os operadores seguros e a máquina em funcionamento eficiente. Tudo isso ajuda a evitar possíveis falhas ou o uso incorreto da máquina.

 

A Cat MD6310 conta com tecnologia embarcada de última geração que oferece funções de auxílio à perfuratriz, recursos semiautônomos/autônomos e geração de relatórios de integridade da máquina, os quais melhoram a eficiência operacional e os resultados da perfuração. As máquinas também estão equipadas com o sistema de alta precisão da Caterpillar, Minestar Terrain for Drilling, totalmente integrado à operação da mina e que proporciona gestão, controle e máxima otimização na produtividade das perfuratrizes.

 

As perfuratrizes também contam com o sistema semiautônomo OMA (Operator Mission Assist) que automatiza todo o ciclo de perfuração, incluindo o deslocamento entre furos. Com este sistema embarcado, o operador pode selecionar o nível preciso de automação de perfuração que atenda às necessidades operacionais, sendo a máquina responsável pela execução de todas as funções principais para a perfuração, que se adapta e ajusta automaticamente à potência da perfuração necessária para atender às várias condições litológicas das rochas. Esse recurso aumenta a segurança, otimiza o ciclo de perfuração, aumenta a produtividade, aumenta a vida útil de toda a coluna de perfuração e reduz o custo por metro perfurado.

 

A cabine de última geração da MD6310 é outro diferencial. Oferece amplo e confortável espaço, é assentada sobre suportes de borracha para absorver a vibração da perfuração mecânica. Os controles joystick para todas as funções de perfuração e deslocamentos são auxiliados por telas amplas sensíveis ao toque com níveis coloridos de informações, que propiciam ao operador ótima visibilidade e rápido entendimento, com consequente aumento da produtividade da máquina.

 

O trem de força da Cat MD6310, controlado eletronicamente (comunicação total entre motor diesel, compressor e sistemas hidráulicos), vem com motor diesel Cat C32 e várias opções de compressores de fluxo variável, podendo ser de alta ou baixa pressão. O controle de ar de volume variável permite que os operadores combinem a saída do compressor de acordo com a aplicação e ferramental da perfuratriz, proporcionando excelente controle sobre a perfuração, economia de combustível e ganhos de produtividade. Projetada para suportar os rigores das aplicações pelos métodos de perfuração rotativo ou DTH (Down The Hole), podendo também ser equipada com o duplo sistema de perfuração no carousel, para atender às variações litológicas das rochas em uma mesma bancada. Outra grande vantagem é a sua capacidade de otimizar desempenho e consumo de combustível por meio de estratégias de controle eletrônico da perfuração.

 

 

TOP 10 FUNCIONALIDADES DA PERFURATRIZ ROTO-PERCUSSIVA CAT® MD6310

1. Tecnologia embarcada de última geração para facilidades da operação e manutenção, incluindo os sistemas de alta precisão TERRAIN FOR DRILLING e semiautônomo OPERATOR MISSION ASSIST;

2. Componentes 100% Cat, maior vida útil e confiabilidade, suportados 100% pelo Dealer Cat;

3. Alta intercambialidade de peças e componentes, reduzindo custos de inventários e logísticas;

4. Trem de força controlado eletronicamente, proporciona ótima comunicação entre os componentes, trazendo agilidade e produtividade à perfuratriz;

5. Compressores com controle de fluxo de ar variável, otimizando limpeza dos furos, produtividade e maior vida útil do trem de força;

6. Motor diesel ajustado para perfuratriz, proporcionando baixo consumo de diesel;

7. Intervalos de manutenção prolongados, maximizando a utilização da perfuratriz;

8. Lubrificação centralizada e automática, minimizando paradas desnecessárias;

9. Várias câmeras para a máxima visibilidade e segurança operacional;

10. Controles tipo joystick e visores touchscreen, permitindo uma operação rápida e precisa.

 

MINERAÇÃO