Parceria entre Sotreq e Ponsse gera negócio com solução completa em colheita florestal

Parceria entre Sotreq e Ponsse gera negócio com solução completa em colheita florestal

São 29 máquinas e equipamentos adquiridos pela Eldorado e que projetam mercado promissor.

  

Em menos de um ano da parceria, um grande negócio já fechado e a perspectiva de expansão além da fronteira prevista. Este é o resultado do acordo firmado entre a Sotreq, representante da Caterpillar, e a Ponsse para a representação de produtos da empresa finlandesa no Brasil. Esta primeira transação envolve 29 máquinas e equipamentos vendidos no módulo de colheita florestal “cut-to-lenght" - madeira descascada e cortada, para a fabricação de celulose. 

 

“O sucesso com a venda dos primeiros equipamentos, em um negócio conjunto e de grandes proporções é, sim, uma reafirmação do sucesso da parceria. Mas, acima de tudo, é resultado da somatória que construímos: Sotreq, Ponsse e Caterpillar, em conjunto nos últimos anos com um plano de negócio muito bem-estruturado”, comemora Hideraldo Cordeiro, gerente de mercado florestal da Sotreq. 

 

Excelentes resultados 
Para Germano Aguiar Vieira, diretor florestal da Eldorado Brasil, primeiro cliente da parceria, a iniciativa já é um sucesso. “A parceria Sotreq/Caterpillar/Ponsse representa o surgimento de um novo fornecedor de equipamentos de colheita florestal com importantes atributos para realizar um trabalho de alta performance, produtivo, com segurança, tecnologia e com custos competitivos”, afirma. “Como um dos primeiros clientes desses equipamentos, estou confiante sobre a obtenção de excelentes resultados”, completa. 

 

A Eldorado, gigante do setor florestal, é do Mato Grosso do Sul e a parceria era para a comercialização dentro do estado de Minas Gerais. A primeira venda efetivada em outro estado, no entanto, só aumentou o otimismo em relação ao sucesso da iniciativa. “A venda fora do território estabelecido inicialmente é consequência de sinergia e aproximação das corporações, em que o desenvolvimento do negócio e das soluções de produtos vai além das fronteiras estabelecidas”, explica Hideraldo. 

 

Oficialmente, a parceria completou um ano em 13 de junho, com o compromisso da Sotreq de representar os produtos Ponsse no estado de Minas Gerais. No entanto, os trabalhos começaram há dois anos, para definir o modelo de negócio ideal e garantir que essa união fosse a mais assertiva possível neste competitivo mercado florestal.  

 

O útil ao agradável 
A proposta era unir o útil ao agradável. Por um lado, a Caterpillar, com sua nova estratégia de preparar suas máquinas de forma a se tornarem as melhores na aplicação florestal. Por outro, a Ponsse, fornecedora mundial de equipamentos de aplicações florestais, mas sem contar no seu portfólio com escavadeiras para este fim. Na interseção está a Sotreq, a maior dealer da Caterpillar, e com autorização para buscar a parceria de interesse mútuo e que unisse as duas especialidades, de forma a oferecer a solução mais completa do mercado na área florestal. 

 

Equipamentos e pós-venda 
Neste primeiro pacote de produtos e serviços estão inclusas 12 Escavadeiras Florestais Cat® 320D2FN, 12 cabeçotes Harvester Ponsse H77EUCA, que trabalham instalados como ferramentas nas escavadeiras florestais, e 5 forwarders Ponsse Elephant King, que são veículos utilizados para transportar a madeira colhida dentro da floresta. 

 

Apesar do perfil “Do It Myself” da Eldorado no que tange o suporte a seus produtos, a Sotreq se preparou para auxiliar de forma assertiva e eficiente o cliente, com apoio da Ponsse e da Caterpillar. O pós-venda inclui treinamentos operacionais, instrutores especializados e simuladores para incrementar a capacidade produtiva, com uma equipe selecionada pela Sotreq que vai trabalhar no módulo colheita. O desafio é entregar respostas velozes quanto às questões técnicas dos produtos, para evitar perdas produtivas e apresentar soluções para evolução da produção. 

 

Novos horizontes 
Hideraldo afirma que a Sotreq está em processo de expansão nesta parceria, obtido a concessão do direito de atuação e cobertura também nos estados de São Paulo, Espírito Santo e Bahia. “Estamos já trabalhando em ações de ampliação do modelo de negócio atual para cobrir esses novos estados e não esperamos parar por aí, expandindo não somente territórios, mas também modelos de atuação e parcerias em mais negócios conjuntos com a Ponsse”, adianta.