Parceria entre Sotreq e Foxx Haztec leva o primeiro compactador de aterro sanitário do Brasil para Pernambuco

Parceria entre Sotreq e Foxx Haztec leva o primeiro compactador de aterro sanitário do Brasil para Pernambuco

 Modelo Cat® 826H, da frota Rental da Sotreq, está em operação na Central de Tratamento de Resíduos Candeias, em Jaboatão dos Guararapes

 

Líder em soluções ambientais no Brasil, a Foxx Haztec traz o primeiro compactador de aterro sanitário do Brasil para a cidade de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco. A iniciativa é uma parceria com a Sotreq, empresa que disponibilizou o modelo Cat® 826H, da frota Rental, e acontece na estação de Candeias, primeiro aterro sanitário de grande porte licenciado no estado.

Projetado e construído exclusivamente para as aplicações de aterros sanitários mais desafiadoras, o compactador do modelo H é uma máquina robusta e poderosa, que dispõe de uma nova cabine ergonômica e oferece maior visibilidade e conforto aos operadores, permitindo uma linha de visão ao redor do equipamento. O modelo possui ainda o Sistema de Terraplanagem por Computador (CAES, na sigla em inglês), que oferece um feedback em tempo real sobre compactação e torna o trabalho mais eficiente, reduzindo custos operacionais.

“O setor de resíduos terá cada vez mais oportunidades e essa parceria só tende a crescer. Estamos trilhando juntos esse caminho”, avalia Dalton Canelhas, diretor operacional da Foxx Haztec, completando: “Essa parceria vai servir para que a Sotreq se consolide no setor e ganhe a experiência necessária para conseguir ser mais competitiva nos custos, o que é de suma importância”.

 

Em função do ineditismo da ação, em novembro, a Sotreq levou o especialista global da Cat® Mark Welch para uma visita de avaliação e orientação de operação na unidade da Foxx Haztec, em Jaboatão dos Guararapes. Dalton Canelhas presenciou a ação e falou sobre a importância desse acompanhamento a uma tecnologia tão inovadora no Brasil.

 

“É importantíssimo que o equipamento trabalhe da forma correta, evitando custos desnecessários. Por isso, o apoio dos técnicos da Caterpillar e da Sotreq foi fundamental: eles nos ajudaram com orientações e treinamentos valiosos para ajustarmos a dinâmica operacional e, assim, temos mais chances de sermos o projeto vencedor”, afirmou Canelhas.

A CTR instalada em Jaboatão dos Guararapes recebe aproximadamente 125 mil toneladas de lixo por mês. Apesar de ainda não haver dados disponíveis para quantificar ganhos de produtividade com apenas dois meses de uso, as expectativas de Canelhas para a Cat® 826H são positivas.

 

“O que mais impressiona na 826H é sua capacidade de compactação dos resíduos. Como ainda estamos em período de experiência do equipamento, de adaptação, não podemos afirmar ainda o efetivo ganho de produção e de suas vantagens. Ao que tudo indica, porém, teremos um bom projeto”, completa o diretor operacional da Foxx Haztec.

 

Entre os recursos de qualidade e eficiência oferecidos pelo Cat 826H, destacam-se os seguintes pontos:

-Projetado para funcionar em condições adversas, possui uma relação potência/peso que equilibra aceleração rápida e mudanças direcionais com excelentes características de compactação;

-O CAES (Computer Aided Earthmoving System, Sistema de Terraplanagem por Computador) oferece feedback em tempo real sobre compactação, eliminando áreas perdidas e limitando o excesso de compactação em outros;

-O Cat 826H economiza combustível, desligando o motor durante longos períodos inativos;

-Opções de proteção e um ventilador de reversão automática reduzem o tempo de inatividade da limpeza;

-Opções de reconstrução e peças Cat Reman podem prolongar a vida útil da máquina ao mesmo tempo em que reduzem custos;

-A cabine com ar-condicionado e filtrado mantém o operador confortável e alerta na tarefa;

-Os controles ergonômicos são fáceis para usar. O design da cabine oferece visão desobstruída para a frente e excelente visibilidade para a área de trabalho imediata.

 

Parceria

Além da locação da Cat 826H, a Foxx Haztec atua com máquinas fabricadas pela Caterpillar para outras operações. Entre elas, quatro tratores de esteira Cat D6N, uma pá-carregadeira de Rodas Cat 924K e uma escavadeira Cat 318, também fornecidas pelo Sotreq Rental.

Ao todo, a empresa gerencia mais de 30 mil toneladas de resíduos por dia em suas unidades no Rio de Janeiro, São Paulo, João Pessoa e Recife. Além de CTRs, a Foxx Haztec conta com uma unidade de blendagem e coprocessamento e outra de incineração para tratamento e destinação final de resíduos sólidos urbanos e industriais.

 

Comentar