Monitoramento de embarcações evita perdas e valoriza ativos de empresas

Monitoramento de embarcações evita perdas e valoriza ativos de empresas

Controle do consumo de combustível é uma das vantagens do gerenciamento remoto

 

O monitoramento de embarcações evita perdas, melhora a performance da empresa e, consequentemente, sua competitividade. O sistema Cat® de gerenciamento remoto, por meio da ferramenta GPLink, fornece informações valiosas para o cliente, para controlar e medir o consumo de combustível das viagens.

O controle de combustível é imprescindível, já que este gasto representa cerca de 70% do custo operacional, explica Alexandre Saul Machado, da unidade Petróleo & Marítimo da Sotreq. “Medindo a performance de diversas viagens, podemos fornecer um benchmarking de melhor viagem para que o cliente possa tentar seguir aquele padrão”, conclui.

 

Performance e economia

“De forma planejada e controlada, conseguimos aproveitar todos os dados fornecidos pelo sistema, melhorando a performance dos nossos equipamentos. Isso nos dá recursos de informações necessárias para novas oportunidades de negócio junto ao nosso cliente”, avalia Elielson Lima, encarregado de manutenção da Waldemiro P. Lustoza e Cia. Ltda., que conta com o gerenciamento remoto de ativos há mais de um ano.

Ele afirma que a economia, em média, é de 10% na redução de consumo de combustível por equipamento, mas o percentual é ainda maior, dependendo da vazão dos rios. “Na época de seca essa redução é de 15%, devido ao baixo nível do rio e à redução de correntezas, fazendo com que os nossos empurradores alcancem um deslocamento maior com menos potência”, explica Elielson.

A WPL opera hoje em cinco rotas com o transporte fluvial de derivados de petróleo na região Norte, como a Manaus-Porto Velho e a Manaus-Belém. Entre os produtos transportados, por meio de empurradores e balsas-tanque, estão a gasolina, o biodiesel e o etanol.

 

Relatórios customizados

Outro monitoramento feito é o dos parâmetros do motor, como temperatura de água, de óleo lubrificante e dos gases de exaustão. Com estas variáveis, é possível fornecer relatórios mensais customizados ao cliente para que ele tenha uma noção do real estado do seu equipamento, atuando preditivamente de acordo com os dados fornecidos.

 

Alertas de motor

A equipe de monitoramento, por meio dos analistas de produto e de suporte ao cliente, tem acesso aos alertas do motor. Dessa maneira, o atendimento corretivo é feito de forma mais rápida e evita-se danos mais sérios. Além disso, existe a possibilidade de cadastrar o próprio e-mail do cliente para recebimento dos alertas, para que ele possa ter ciência do atual estado do seu ativo.

Já o acesso ao horímetro do motor permite prever quando o cliente atingirá as próximas manutenções, sendo proativo e possibilitando a compra antecipada de peças, o que permite um melhor planejamento orçamentário.

Com um time altamente capacitado, a Sotreq atua neste ramo de monitoramento remoto de embarcações há três anos, com pelo menos 30 embarcações de diversos fins atendidas no Brasil e pelo menos cem ativos.