Geradores Cat® irão garantir fornecimento de energia em base da Brasil Port

Geradores Cat® irão garantir fornecimento de energia em base da Brasil Port

No primeiro semestre de 2017, a empresa adquiriu quatro grupos de geradores da marca: dois do modelo Cat® C15 (400 kW) e dois do Cat® C18 (600 kW)

 

O Porto do Açu, empreendimento com 17 quilômetros de píeres e com capacidade de receber até 47 embarcações, está localizado na cidade de São João da Barra, no norte do Rio de Janeiro. Lá está uma base de apoio logístico da Brasil Port, do Grupo Edison Chouest, onde são realizadas operações de atracação, armazenamento, estocagem, logística de material, carregamento e descarregamento de embarcações.

 

Com área de 411,8 mil m² e cais de 710 m, a base tem 15 berços de atracação, dos quais seis foram contratados pela Petrobras por 15 anos para apoiar dar apoio a operações da estatal na Bacia de Campos.

Localizado no terminal 2 do complexo portuário e industrial, a base da Edison Chouest também tem uma área reservada à montagem de módulos de equipamentos submarinos. No total, serão gerados 900 empregos no empreendimento.

 

Para um complexo desse porte, energia é uma questão essencial. Por isso, no primeiro semestre deste ano, a B-Port adquiriu quatro Grupos Geradores Cat®: dois do modelo Cat® C15 (400 kW) e dois do Cat® C18 (600 kW). “Tratam-se geradores industriais estacionários para geração auxiliar de energia às embarcações atracadas no estaleiro”, afirma Pedro Tostes, da área de Petróleo & Marítimo da Sotreq.

 

“Os geradores estão sendo instalados nesse momento. Ainda não tivemos um feedback das nossas operações, porém, temos a convicção de que eles irão atender as nossas necessidades”, conta Ricardo Chagas, da Edison Chouest Offshore.

 

Os dois equipamentos tem baixo consumo de combustível, certificado pelo EPA (Environmental Protection Agency), órgão de proteção ambiental dos Estados Unidos. Eles foram feitos para combinar aplicações de standby e principais. “Esses grupos geradores estacionários são fundamentais na garantia de energia elétrica contínua durante esses serviços, seja por uma questão de economia ou por uma queda de energia da rede elétrica da região”, explica Tostes.

 

“O Grupo Chouest tem uma relação estreita com a Caterpillar. Todas as nossas embarcações construídas têm instalado os Motores Cat®, sejam os MCAs e/ou MCPs, por isso da decisão de comprarmos esses geradores. Mesmo sendo estacionários, estamos certos de que quando precisamos de sobressalentes e uma manutenção poderemos contar com o Grupo Sotreq”, finaliza Chagas.