Especialistas em pavimentação palestram sobre técnicas produtivas

Especialistas em pavimentação palestram sobre técnicas produtivas

Ceará e Espírito Santo recebem funcionários da Sotreq em seminários que abordam métodos para obras asfálticas  

 

Com avanços do mercado de pavimentação asfáltica em vigor, as técnicas produtivas para melhorias na qualificação das equipes nas obras se tornaram o foco dos especialistas em desenvolvimento de mercado da Sotreq durante os dois mais recentes seminários ocorridos no país: dia 11, em Fortaleza (CE), e dia 21, em Vitória (ES), ambos em março. 

 

Nos eventos, tratou-se de temas como técnicas produtivas nas obras de pavimentação e compactação de asfalto, tendo como objetivo transmitir aos empresários, aos órgãos públicos e até mesmo a acadêmicos — em Fortaleza — informações sobre como é possível obter grandes resultados com pequenas mudanças diretamente na obra.  

 

O primeiro seminário, com o título “Técnicas de Produtividade: Pavimentadoras e Compactadores de Asfalto", foi realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Pesada (Sincope) com a parceria da FIEC, por meio do SENAI, e da Sotreq, com palestras ministradas pelo gerente de vendas de equipamentos Caterpillar, Paulo Roese, e dos consultores de desenvolvimento de mercados da Sotreq, Marcley Oliveira e Gustavo Furieri.   

 

O encontro faz parte do Programa de Educação Profissional Continuada, criado em 2017 pelo sindicato, e tem a ideia de promover debates que tratem sobre equipamentos de pavimentação, escavadeiras hidráulicas, motoniveladoras, tratores de esteira e carregadeiras de rodas, entre outros temas alinhados às necessidades do segmento de construção pesada.

   

Marcley Oliveira e Gustavo Furieri também estiveram em Vitória, onde houve o segundo seminário, cujo tema era “Obras Rodoviárias: Pavimentação e Compactação”. Os palestrantes apresentaram formas de obter melhores resultados nas obras de pavimentação e compactação com dicas para todas as etapas das obras. Em ambos, estavam membros das principais empresas de terraplanagem do estado do Espírito Santo e órgãos como o DER-ES. 

  

“Como temos muitos clientes que trabalham com asfalto, apresentamos técnicas produtivas para o aumento da eficiência na obra, sem necessidade de investimentos altos e com retorno garantido já no curto prazo. Isso é possível com investimento na comunicação eficaz entre os membros da equipe e no treinamento”, diz Oliveira. “Muitas coisas acabam sendo negligenciadas no dia a dia. É importante repensar a maneira de aplicar a técnica correta”, conclui.    

 

Encontros como esses proporcionam ganhos para todos, segundo o especialista em pavimentação. “O cliente ganha por ter acesso às melhores técnicas de padrão mundial adotadas pela Caterpillar, além de agregar valor às obras, levando conhecimento sobre o setor. Não queremos só que os clientes comprem conosco, mas que nos tenham como parceiros em prol da produtividade”, afirma Oliveira.   

Especialista de produtos, Gustavo Furieri abordou os equipamentos auxiliares (minicarregadeiras, retroescavadeiras e miniescavadeiras) e acessórios (vassoura, fresadores e compactadores), mostrando sua versatilidade e facilidade de uso na obra.   

 

Assim, a Sotreq firma cada vez mais os laços com seus clientes, levando conhecimento e agregando valor ao mercado de construção com parcerias nas quais todos saem ganhando.