Empresas do Grupo Sotreq se destacam com soluções tecnológicas na mineração 4.0

Empresas do Grupo Sotreq se destacam com soluções tecnológicas na mineração 4.0

Sotreq, Radix e SITECH conduzem apresentações no Sotreq Day realizado no Mining Hub

 

A mineração, um dos setores que mais demanda tecnologia e inovação, já tem o seu espaço próprio para esse fomento no Brasil. O Mining Hub, com sede em BH, engloba as principais empresas do setor e foi palco do Sotreq Day Mineração 4.0, evento organizado pela dealer da Caterpillar para a apresentação de produtos e tecnologias com aplicações no setor. 

 

A Sotreq integra o rol de fornecedores do Hub e, em conjunto com a Radix e a SITECH, empresas do Grupo Sotreq, conduziu as apresentações sobre o que vem por aí, dentro do conceito da mineração 4.0, ou seja, buscando otimizar processos por meio da transformação digital. 

 

“A interação das empresas do Grupo Sotreq com mineradoras e fornecedores no Sotreq Day foi importante para colocá-las como grandes provedoras de soluções tecnológicas, seja dentro do portfólio Caterpillar ou via customização de soluções dedicadas através da sinergia das empresas”, afirma Frederico Oliveira, consultor de Desenvolvimento de Produtos da Sotreq. 

 

Expertise e portfólio 

Frederico explica que cada uma das três empresas do grupo possui expertise e portfólio em alguma das camadas da mineração 4.0 e que, com a integração desse portfólio é possível utilizar as diversas tecnologias e bases de conhecimento para gerar valor, de acordo com as necessidades de cada cliente. “Com a demanda gerada, é possível verificar qual atividade cada empresa exercerá no projeto, garantindo assim o melhor atendimento ao cliente”, explica o consultor. 

 

Os produtos disponíveis no mercado têm crescido na mesma velocidade da demanda, com os fornecedores do segmento de mineração investindo alto em tecnologia e soluções digitais. São diversas pesquisas em desenvolvimento e o evento em BH foi usado para apresentar algumas das soluções já disponíveis às mineradoras. 

 

Tecnologias apresentadas 

No Sotreq Day, a Sotreq apresentou o que já está disponível no portfólio Minestar da Caterpillar, como sistemas de alta precisão, gerenciamento de frota, autônomos para caminhões e perfuratrizes, sistemas para alerta de proximidade e monitoramento de fadiga do operador. 

 

Uma das tecnologias apresentadas é a cabine de operação remota para tratores nas minas. Duas semanas antes do Sotreq Day, o sistema foi demonstrado com grande sucesso na Exposibram 2019, em BH, principal feira do setor de mineração da América Latina. Na ocasião, os visitantes tiveram a oportunidade de operar em tempo real um trator localizado nos Estados Unidos, a 9 mil km de distância. 

 

A Radix, por sua vez, apresentou cases e desafios complexos que enfrentou na jornada de digitalização de seus clientes. Foi feita uma introdução sobre transformação digital na indústria e foram discutidos os desafios que as empresas em geral estão enfrentando nesta nova etapa da indústria. Por fim, dentro deste contexto, foram apresentados cases como o SotreqLink, plataforma centralizada e integrada sobre a qual a Sotreq gere seus serviços, e o do algoritmo preditivo, que evita quebra de papel em paper machines de plantas de papel e celulose. 

 

A SITECH, empresa do grupo Sotreq voltada para soluções em tecnologia, apresentou os sistemas de alta precisão para máquinas, controle remoto para máquina, redes de comunicação de dados para missão crítica e a integração de todas as tecnologias que possibilita a execução semiautônoma para operações que apresentem risco ao operador. 

 

Apesar de ter sido o primeiro Sotreq Day do Mining Hub, Frederico explica que a Sotreq, Radix e SITECH estão constantemente nos clientes realizando workshops em conjunto, voltados para a tecnologia, cada um com foco nas necessidades específicas dos clientes. Um próximo encontro, no entanto, já está marcado para o próximo ano no Mining Hub. 

 

Sobre o Mining Hub 

O Mining Hub incentiva o conceito de inovação aberta e maior interação entre mineradoras, fornecedores e iniciativas de base tecnológica. O projeto, único no mundo, ocupa um dos andares do WeWork, espaço de coworking localizado em uma área nobre de Belo Horizonte. Nele, estão executivos de 22 mineradoras participantes, além de fornecedores, a equipe do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e a Neo Ventures. 

 

Comentar