Com soluções SITECH, empresa promove melhor qualidade de serviços e aumenta faturamento em 15%

Com soluções SITECH, empresa promove melhor qualidade de serviços e aumenta faturamento em 15%

A InfraBrasil adquiriu o 3D UTS, aplicado em uma Motoniveladora Cat® 140 M, que garante alta precisão para aplicações de construção de estradas e superfícies complexas em geral; sistema de pesagem em caminhões melhorou produtividade

 

Fundada em 2001, a InfraBrasil Obras Pesadas (antes CKunzler) é uma empresa gaúcha, prestadora de serviços de terraplenagem e mineração, que também realiza locação de máquinas para os mais variados tipos de obras.

 

Com o nome forte no mercado, a companhia já atuou em trabalhos de peso, como na construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. Para se tornar mais competitiva e, consequentemente, expandir os negócios, a InfraBrasil investiu em meados de 2017 em uma das soluções SITECH, o sistema 3D UTS, aplicado em uma Motoniveladora Cat® 140 M – um divisor de águas para os negócios da empresa.

 

“Foi nossa primeira experiência com uma tecnologia de ponta, um caminho sem volta”, conta Christiano Kunzler, fundador da companhia.

 

O 3D UTS é um sistema de controle de máquina que tem como objetivo automatizar a lâmina do equipamento, facilitando a operação e melhorando a qualidade do trabalho executado. É considerado como alto nível de tecnologia e indicado para aplicações de construção de estradas e superfícies complexas em geral, em que a necessidade de alta precisão é exigida, por exemplo, obras de pavimento rígido.

 

Nele, uma estação total robótica é estacionada no local da operação, sendo responsável por efetuar leituras de posicionamento da máquina. O sistema trabalha com um prisma ativo e um conjunto de sensores para definição de posicionamento da lâmina. Em seguida, ela é comparada à referência X, Y, Z obtida através do projeto embarcado no computador de bordo. “O resultado dessa comparação define o acionamento automático da lâmina de forma a atingir a superfície de projeto desejada”, comenta Vanderlei Zermiani, Consultor Comercial da SITECH.

 

A Motoniveladora Cat® 140 M com o 3D UTS foi utilizada para a execução de um trabalho em um terreno de 35 hectares. “Tínhamos de concluir a obra em um prazo apertado, antes da época das chuvas, portanto, a chance para erros era zero”, lembra Kunzler. A dificuldade foi vencida e a InfraBrasil cumpriu com o prazo estipulado.

 

Para Zermiani, o sistema 3D UTS é mandatório em situações em que a precisão deve ser controlada de maneira eficiente, eliminando erros humanos de execução de obras com geometria complexa. Ele destaca que, em um mercado cada vez mais competitivo, a tecnologia atua como um importante agente de controle de custos e otimização dos recursos, minimizando refeitos e garantindo a qualidade final da obra em menos tempo, com mais economia e muito mais precisão.

 

“Com o sistema é possível garantir a precisão da estaca para toda a extensão da obra, não precisando de referência de estaqueamento e linha para garantir a qualidade do acabamento. Permite, ainda, espalhar de maneira muito mais racional as camadas de material nobre na pavimentação, gerando ainda mais economia”, completa.

 

Aumento de faturamento

A InfraBrasil também investiu em outra solução SITECH: o sistema de pesagem em caminhões. A tecnologia contribui para a diminuição do custo operacional por tonelada; maximiza o carregamento dos caminhões; evita a manipulação dupla do material, além da eliminação do carregamento excessivo das máquinas; aumenta a produtividade sem a necessidade de aumentar o parque de equipamentos; e permite o monitoramento e controle de todo o processo produtivo em tempo real.

 

Com isso, a empresa resolveu dois problemas de uma vez só: os caminhões não rodam com o peso acima do permitido (o que eleva o risco de problemas nos componentes), e nem carregam menos do que deveriam. “Aumentamos nosso faturamento em 15% sem a necessidade de adquirir novos equipamentos”, diz Kunzler.

 

Além disso, a InfraBrasil é a única no Brasil que aluga seu equipamentos com esses tipos de tecnologia, um diferencial para o mercado. “Em geral, as empresas adquirem os sistema apenas para uso próprio, não para locação”, explica.

 

“Sistemas de precisão e automação de máquinas e equipamentos é uma questão estratégica, e a SITECH fornece o que existe de mais moderno nessa linha”, finaliza Zermiani.

Comentar