Cogeradora de energia investe na Cat® Sugarcane

Cogeradora de energia investe na Cat® Sugarcane

Modelo foi desenvolvido exclusivamente para atender as particularidades das usinas de cana-de-açúcar

 

Dona de especificidades e pontos estratégicos, a atividade em usinas alcooleira requer atenção especial do agronegócio e, visando suprir esta exigente demanda do setor com alto nível de excelência, a cogeradora de energia Jayme & Jayme conta atualmente com seis Carregadeiras Cat® 938K e uma Cat® 914K. Todo esse maquinário entrará em campo na próxima safra sob as diretrizes da empresa francesa Albioma, que comprou no ano passado 60% da usina termelétrica à biomassa da Jalles Machado e possui duas unidades localizadas na cidade de Goianésia (GO).

 

Destas sete máquinas Cat®, quatro são modelo Sugarcane, desenhado exclusivamente para atuar em usinas de cana-de-açúcar, gerando vapor para o aquecimento e produzindo energia elétrica a partir do bagaço da cana, oriundo da moagem. “A Sugarcane vem com diferencial reforçado para dar mais aderência ao bagaço de cana quando vamos empurrar o material, uma concha de 5 metros cúbicos e com pneus de alta flutuação”, explica o diretor comercial do grupo goiano J&J, Gustavo Jayme, proprietário de um dos primeiros modelos a chegar ao estado.

 

Com tecnologia moderna, ferramentas próprias e suporte técnico abrangente, as máquinas apontam como principais aliados do produtor na movimentação de bagaço e serão distribuídas em duas usinas da Albioma, cuja demanda deve atingir aproximadamente 4,5 milhões de toneladas de cana no período entre 1º de abril até a segunda quinzena de novembro deste ano (previsão para a safra). “São máquinas muito apropriadas para desempenhar essa atividade, sem nada parecido no mercado, com tecnologia embarcada, eixo reforçado e autonomia boa de consumo”, completa o empresário, parceiro da Sotreq desde 2011.

 

A Carregadeira Cat® 938K Sugarcane foi desenvolvida para trabalhar no setor sucroalcooleiro com configuração pronta para a movimentação de bagaço. Possui caçamba com alta capacidade de armazenamento, sistema de arrefecimento com hélice reversível, pré-purificador de admissão e pneus de alta flutuação para aumentar a produtividade da operação.

 

Para as exigentes aplicações com cana, o trem de força da máquina inclui um eixo de alto torque combinado aos pneus agrícolas de alta flutuação, transmissão hidrostática inteligente e a uma rotação máxima do motor de 1.800 rpm, permitindo mover mais material e, ao mesmo tempo, aproveitar a economia de combustível líder do setor. Sucintamente, proporciona autoeficiência, produtividade e economia de combustível.

 

Além das qualidades técnicas, a Sotreq oferece à prestadora goiana um contrato de duas mil horas com Programa de Manutenção Preventiva (PMP), composto por um kit de Peças Genuínas Cat® para a realização de todas as manutenções preventivas e as vantagens do SotreqLink Plus (recursos para emissão de diagnósticos mais assertivos e programa SOS Completo para análise e interpretação de fluidos). Conta ainda com as revisões feitas por especialistas que seguem padrões de fábrica e normatizações para descarte ecológico de resíduos.