Cat® Reman é opção de negócio sustentável para os clientes Sotreq

Cat® Reman é opção de negócio sustentável para os clientes Sotreq

Peças remanufaturadas garantem qualidade no trabalho, baixo custo e ainda evitam que recursos não renováveis ​​sejam descartados de forma precoce no meio ambiente

 

Um elefante africano pesa, em média, 6 toneladas. Imagine 12 milhões desses enormes animais juntos. Esse é o equivalente à quantidade de ferro reciclado pela Caterpillar em todo o mundo por ano. Líder global em tecnologia de remanufatura, evita que mais de 70 milhões de toneladas de componentes em fim de vida sejam jogados fora e fiquem entregues à ferrugem. Manter recursos não renováveis ​​em circulação por vários ciclos de vida é uma das maiores contribuições para o desenvolvimento sustentável por meio da Cat® Reman. E os clientes Sotreq no Brasil também podem fazer parte dessa iniciativa.

 

Com o programa Cat® Reman, os clientes Sotreq passam a fazer parte de um sistema conhecido popularmente como “ganha-ganha”. Isso porque, ao retornarem um componente usado (casco) em troca de um remanufaturado, garantem um produto com desempenho e confiabilidade de uma peça nova e a um custo mais baixo. Além disso, com a reutilização, reduzimos perdas e minimizamos a necessidade de matéria-prima para a produção de componentes novos, o que gera um impacto altamente positivo no meio ambiente.

 

A U&M Mineração e Construção é um exemplo de empresa que faz bom uso do programa Cat® Reman. “Sempre que existe a opção de peças remanufaturadas, optamos pelo seu uso. É um produto com a qualidade do fabricante e com um preço mais baixo do que a peça nova. Além disso, há o fator meio ambiente. A cada dia, temos que ter em mente que a sustentabilidade da nossa civilização passa pelo reuso, pela reciclagem e a remanufatura”, afirma Luiz Felipe Rocha, Diretor de Manutenção na U&M.

 

Segundo Rocha, a experiência da U&M Mineração e Construção com o programa Cat® Reman é positiva. “A vida útil das peças e componentes remanufaturados é muito próxima da vida de uma peça nova, com um valor de aquisição mais baixo. Por tudo isso, recomendo a utilização deste tipo de sistema. A relação custo/benefício é compensadora”, garante o Diretor de Manutenção.

 

Um produto Reman oferece desempenho semelhante ao de uma peça que acabou de sair da caixa. Isso assegura vida útil longa e confiável, semelhante às demais peças Cat. As vantagens incluem ainda garantia nos mesmos padrões dos produtos novos. A Caterpillar oferece esse benefício porque seus componentes são remanufaturados seguindo rigorosos padrões de qualidade. Somados, todos os pontos ajudam o cliente a reduzir custos de operação e propriedade na aplicação nos seus equipamentos.

 

Para funcionar perfeitamente, o sistema da Cat Reman precisa ser uma via de mão dupla. Para garantir a qualidade, é fundamental que o cliente devolva o casco usado no prazo estabelecido pela Sotreq. Isso é necessário porque a recuperação das peças consiste na aplicação de várias tecnologias para restaurar componentes desgastados e danificados para o mesmo desempenho funcional de novos produtos. Essa parceria entre produtor e consumidor resulta em produtividade máxima e custos mais baixos.

 

Para orientar os clientes, Salete Marília Ferreira Cardoso, analista de sistemas e processos da Sotreq, elaborou uma lista com cuidados para conservar um casco aceitável para o processo de remanufatura. Confira:

- faça manutenção preventiva proativamente;

- mantenha boas práticas de monitoramento das condições do equipamento;

- opere com um gerenciamento de reparo antes da falha;

- garanta que os mecânicos sigam os procedimentos para remover e estocar os componentes de uma forma segura e correta;

- utilize a mesma embalagem para retorno do casco;

- gerencie corretamente o tempo de retorno do casco.